Cerca de 50 mil pessoas estão na fila de espera por uma cirurgia em todo o estado do Maranhão, conforme revelou um levantamento divulgado pelo Governo Federal. Os dados refletem a realidade daqueles que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Com um contingente de 47.488 pacientes à espera de procedimentos cirúrgicos, o Maranhão ocupa a sexta posição no ranking dos estados com maior número de pessoas aguardando por atendimento médico.
É notável que o Maranhão, apesar de ter recebido um dos maiores volumes de recursos do Programa Nacional de Redução de Filas, no início deste ano, ainda sofre com a falta de atendimento médico adequado. O programa destinou R$ 600 milhões de reais para reduzir, pelo menos, 40% das filas em 19 estados do país.
O déficit de médicos no estado é apontado como um dos fatores que contribuem para esta situação. O Maranhão possui o menor número proporcional de médicos por habitante do país, com apenas um médico para cada grupo de mil maranhenses.