A instalação de um circo a poucos metros do Pleno Residencial, localizado no bairro do Jaracati, azedou de vez a relação entre os moradores e a administração do São Luís Shopping, responsável pela promoção de shows e eventos no local. Eles pedem que a Justiça proíba a realização de atividades culturais no estacionamento do centro comercial. Uma ação judicial nesse sentido corre na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís desde o ano passado.
Isso não impediu o Circo Kroner de conseguir autorização para montar sua estrutura no local, para desespero dos condôminos. Uma das atrações circenses, o chamado “Globo da Morte”, provoca um barulho ensurdecedor noite adentro, violando o direito ao descanso dos moradores.
Outra alegação feita pelos residentes do Pleno é que não há saneamento básico adequado no local, e os dejetos de animais, restos de alimentos e banheiros químicos acarretam a proliferação de insetos e mau cheiro, devido à sujeira acumulada.
A realização de shows também está na mira dos condôminos. Em junho, o Arraial da Thay, promovido pela influenciadora Thaynara OG, ultrapassou todos os limites e só foi encerrado às 6h15 da manhã. Moradores relatam que o síndico ligou diversas vezes para a Polícia Militar após o horário em que o evento deveria ter sido encerrado – às 3h da manhã – mas a ocorrência não foi atendida.
O Arraial da Thay teve o Governo do Maranhão como patrocinador principal, e o governador Carlos Brandão (PSB) marcou presença no evento.