O candidato derrotado à prefeitura de Caxias, Paulo Marinho Jr. (PL), revelou na sexta-feira (1º) por meio de suas redes sociais que recorreu à Justiça para contestar supostas irregularidades ocorridas durante o pleito. Essa ação judicial pode levar à cassação do prefeito eleito, Gentil Neto (PP).
Marinho alega possuir evidências que comprovam o uso de deepfake em campanhas contra ele, um recurso que visa enganar o eleitorado por meio de manipulações digitais. O ex-candidato também indicou que planeja protocolar novas ações judiciais, embora não tenha detalhado o conteúdo das mesmas.
2“O que a gente tem certeza é que a eleição em Caxias não ocorreu da forma como ela deveria ter ocorrido. Eu, como candidato, tomei a medida que a gente sabe que é correta”, afirmou em um vídeo publicado nas redes sociais.
Gentil Neto foi declarado vencedor nas urnas, obtendo 48,70% dos votos válidos, enquanto Paulo Marinho Jr. conquistou 48,07%. Em suas declarações, Marinho enfatizou a falta de justiça no processo eleitoral, ressaltando que “esta eleição não foi justa”.