Somados os quatro mandatos dele próprio, os quatro anos do ex-prefeito Tim Ribeiro (2013-2016) e os próximos quatro, sob Milton Gonçalo (Mobiliza), Hilton Gonçalo (Mobiliza) completará 24 anos à frente dos destinos do município de Santa Rita.
O médico e político foi eleito prefeito pela primeira vez no ano de 2004, pelo PV, ao vencer disputa apertada contra Talib Calvet – a diferença foi de somente 42 votos.
Quatro anos depois, pelo PDT, Hilton foi reeleito com folga, vencendo novamente Talib Calvet. Foram 83,21% dos votos válidos, mais de nove mil votos de diferença.
Em 2012, Gonçalo fez seu sucessor pela primeira vez. Tim Ribeiro, do PRB, foi eleito por 9.934 santarritenses. O vencido da vez foi o então vereador Márcio Rezende.
Em 2016, Hilton Gonçalo retornou ao comando do executivo municipal ao vencer a disputa contra o também médico Dr. Gaspar com 15.010 votos – 83,19% dos válidos. Naquela disputa, ele estava filiado ao PCdoB.
Na segunda reeleição, disputou pelo PMN – atual Mobiliza – e venceu o então vereador Jancimauro Albuquerque com 56,32% dos votos válidos (9.832 votos nominais).
Por fim, no último domingo, fez novamente seu sucessor ao eleger o médico e sobrinho Milton Gonçalo (Mobiliza). Foram 13.016 votos – 58,37% dos válidos- contra a atual vereadora Luiza Calvet (Republicanos), que teve 8.559 votos.
Uma curiosidade: o candidato a vice de Luzia Calvet foi Jancimauro (PRTB), derrotado por Hilton quatro anos antes.
Milton Gonçalo assume o cargo do tio em 1º de janeiro de 2025 e tem direito a uma reeleição. Caso a alcance e conclua os dois mandatos, serão 28 anos de domínio dos Gonçalo na “capital da farinha”.
Além de Santa Rita, Hilton Gonçalo tem influência nas administrações municipais de Bacabeira, Palmeirândia Olinda Nova do Maranhão e Pastos Bons, origem do clã familiar.