O pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PSC, Lahesio Bonfim, também tem seus esqueletos no armário, que estão sendo revelados agora.
Quando venceu a disputa pela prefeitura de São Pedro dos Crentes, no ano de 2016, usando o pseudônimo “Dr. Lahesio”, Bonfim fez parte da coligação “São Pedro Não Pode Parar”, formada pelo PSDB – partido pelo qual disputou a eleição -, PSD, PT, PSB e PCdoB. Os três últimos são reconhecidamente partidos que estão no espectro político da esquerda.
Em acirrada eleição plebiscitária, já que havia apenas dois postulantes, “Dr. Lahesio” se sagrou vitorioso com a marca de 55,37% (1.856 votos), superando a candidata pelo PDT, Wanessa Arruda, que obteve 44,63% (1.496 votos).
Em 2018, ainda filiado ao PSDB, mas utilizando outro nome político (Lahesio Rodrigues), o então prefeito de São Pedro dos Crentes rompeu com o, à época, governador Flávio Dino e apoiou Roseana Sarney na disputa vencida pelo comunista.
Com vistas à disputa deste ano ao Palácio dos Leões, já conhecido como Lahesio Bonfim, o ex-prefeito passou a tentar a qualquer custo alinhar sua imagem ao conservadorismo, para pegar carona no sucesso eleitoral do atual Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). No entanto, setores bolsonaristas considerados “raiz” já perceberam a estratégia e, aos poucos, vão esvaziando o sonho do médico que virou prefeito um dia chegar a governador.