O ineditismo da ascensão de Iracema Vale (PSB) à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão terá reflexos em diversas estruturas do parlamento, como no Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (GEDEMA).
A entidade é definida como “uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 18/03/77, com caráter essencialmente filantrópico tendo por sede e fórum a cidade de São Luís”.
O cargo de presidente do grupo foi exercido, desde sua fundação, pelas esposas dos presidentes da Mesa Diretora da Casa.
No entanto, com a posse da primeira mulher a ocupar o cargo máximo na estrutura administrativa do parlamento estadual, a tradição terá de ser quebrada.
Quem deve assumir à frente do grupo, por ordem hierárquica, é a esposa do 1º vice-presidente do parlamento que, sendo Rodrigo Lago (PCdoB), se trata da nutricionista Rafaela Soares.
Rafaela e Rodrigo são casados desde 2003.
A última presidente do GEDEMA foi Ana Paula Lobato (PSB), esposa de Othelino Neto (PCdoB), que deixa a presidência da Casa após a eleição da nova Mesa Diretora, nesta quarta-feira (1/2).