Ao falar sobre a filiação de Marcus Brandão ao MDB, durante assinatura da requalificação viária da MA-203, o governador Carlos Brandão afirmou que o irmão não será candidato a nenhum cargo público, se tratando somente de um ato partidário.
Respondendo a uma pergunta feita sobre o encontro que o empresário teve em Brasília, no início da semana, com os caciques emedebistas maranhenses e o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, Brandão foi enfático: “Não é candidato, é apenas uma filiação”. (veja o vídeo no final do post)
Marcus Brandão não chega ao MDB como um filiado qualquer. Ele assumirá o controle da legenda no Maranhão e ditará os rumos do partido nas próximas eleições municipais. É esperada a filiação em massa de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outros políticos que já embarcaram no grupo brandonista.
A aproximação de Brandão com o partido do ex-presidente José Sarney também é uma forma do governador assegurar interlocução com o Governo Federal do presidente Lula mesmo que venha a romper politicamente com Flávio Dino.