O governador Carlos Brandão (PSB) confirmou neste sábado (25) a indicação do ex-deputado federal Bira do Pindaré (PSB) para assumir a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Maranhão.
A pasta tem um histórico de regularidade no que diz respeito ao êxito nas urnas de seus ex-titulares. Na história recente, três deles saíram da SAF para a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
Adelmo Soares (PSB) puxou a fila. Ocupante da secretaria entre 2015 e 2018, nos primeiros anos da gestão de Flávio Dino (PSB), decidiu concorrer a uma vaga na Alema pelo PCdoB e foi bem-sucedido, conquistando 43.974 votos.
Quatro anos depois, já no PSB, tentou a reeleição, mas não teve o mesmo êxito.
Júlio Mendonça (PCdoB) também é um deles. O irmão de Lívio Mendonça ocupou a secretaria em parte da segunda gestão dinista e, depois de passagem pela presidência da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), decidiu concorrer a uma das 42 cadeiras do Palácio Manuel Beckman.
Com 29.028 votos, elegeu-se para seu primeiro mandato como deputado estadual.
Rodrigo Lago (PCdoB) é o exemplo mais recente. Deixou a SAF em abril de 2022, período em que aqueles que pretendiam pleitear um cargo eletivo naquele mesmo ano deveriam se desincompatibilizar de seus postos.
43.292 maranhenses o conduziram ao seu primeiro mandato na Alema e 40 de seus pares o elegeram à 1ª vice-presidência da Casa no atual biênio.
Caso queira voltar novamente às urnas, Bira do Pindaré tem um retrospecto positivo a seu favor…
— CONFIRA, NOME A NOME, OS NOVOS SECRETÁRIOS DE CARLOS BRANDÃO —