Atualmente exercendo o mandato de Flávio Dino no Senado Federal, Ana Paula Lobato (PSB) pretende alçar voo próprio. Para isso, busca aproveitar o espaço atual, se cacifando para a disputa das duas vagas no Senado pelo Maranhão em 2026. Sua pré-candidatura à Prefeitura de Pinheiro, base política do marido, Othelino Neto (PCdoB), faz parte da estratégia de se manter em evidência no cenário político maranhense, mesmo não tendo a intenção de ser candidata de fato.
A presença em eventos do Governo Federal no Maranhão, como na recente entrega de equipamentos e viaturas à Casa da Mulher Brasileira em São Luís, também será uma constante da senadora em exercício daqui por diante.
Ana Paula, seguindo o exemplo do mentor Flávio Dino, se tornou figurinha carimbada nas redes sociais, opinando sobre assuntos políticos nacionais e publicando vídeos com suas falas no Senado Federal, especialmente na comissão mista que apura os episódios do último dia 8 de janeiro.
A possibilidade de disputar a própria cadeira no Senado Federal é vista como uma forma de Ana Paula conquistar independência política e se firmar como liderança em ascensão no estado, aproveitando espaços deixados até mesmo por quem tentará mais oito anos no Senado em 2026.