32 presos são considerados foragidos pela Polícia Civil após não retornarem às unidades prisionais da Grande Ilha, conforme confirmado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Maranhão nesta quinta-feira (18). Esses detentos haviam recebido o benefício da Saída Temporária de Dia das Mães, concedido pela Justiça a um total de 828 internos.
A permissão para deixar as unidades prisionais foi concedida no dia 10 de maio, com a condição de que os detentos retornassem até as 18h do dia 16 de maio, terça-feira. No entanto, os 32 indivíduos em questão não cumpriram essa exigência, sendo agora considerados foragidos.
A autorização para a saída temporária foi concedida pelo juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Rommel Cruz Viégas, e enviada à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.
Segundo o calendário estabelecido pela Justiça, as próximas datas previstas para as chamadas “saidinhas” no sistema penitenciário da Comarca da Ilha de São Luís são Dia dos Pais (9 a 15 de agosto), Dia das Crianças (11 a 17 de outubro) e Natal (22 a 28 de dezembro).