PF realiza operação “Cangaço Eleitoral” em combate a compra de votos no Maranhão

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), a Operação Cangaço Eleitoral, com foco em desarticular um esquema criminoso de compra de votos e aliciamento de eleitores no Maranhão. A ação ocorreu nos municípios de Nova Olinda do Maranhão, Cantanhede e São Luís e envolveu a execução de quatro mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

De acordo com as investigações, o esquema oferecia dinheiro e materiais de construção para conquistar eleitores. No entanto, aqueles que mudavam de posição política ou recusavam o apoio ao candidato indicado pelo grupo enfrentavam ameaças e represálias, incluindo intimidações realizadas por indivíduos armados. Há também relatos de coerção para retirada de propaganda de adversários e interrupção de atividades de campanha de outras candidaturas.

Além disso, a operação apura o desvio de recursos públicos federais, que podem ter sido utilizados para financiar as práticas ilícitas. A Polícia Federal identificou indícios da prática de crimes como compra de votos, extorsão qualificada, desvio de recursos públicos, organização criminosa e lavagem de dinheiro, consolidando um quadro de corrupção eleitoral que evidencia graves violações ao processo democrático.

Deixe uma resposta