Advogados de todo o Maranhão votam, nesta segunda-feira (24), para selecionar os 12 nomes que disputarão a vaga de desembargador(a) do Estado, reservada pelo Quinto Constitucional. Pela primeira vez, a classe participará diretamente da escolha por meio do voto direto, através de uma eleição on-line realizada pela plataforma ELEJA. Cada advogado poderá selecionar seis nomes masculinos e seis nomes femininos de sua preferência para o cargo. A eleição acontece das 8h às 17h.
Apesar de o voto não ser obrigatório, a expectativa é de grande participação da classe, já que o processo eleitoral em curso mobilizou toda a sociedade maranhense. A seleção dos 12 representantes seguirá critérios de gênero e raça, a partir da votação direta, e a lista será remetida ao comitê formado pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil.
O comitê, por sua vez, formará uma lista sêxtupla para preenchimento do cargo, que será apreciada pelo pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). Após essa etapa, os seis nomes serão reduzidos a três e disponibilizados ao governador Carlos Brandão, responsável pela escolha do nome que ocupará o cargo de desembargador(a) do Estado.