O relatório de votação por subseção na consulta direta à advocacia maranhense, realizada na terça-feira (16), para a escolha dos doze advogados que seguem na atual disputa pela vaga de desembargador via Quinto Constitucional traz algumas curiosidades que valem a observação mais detalhada.
Novamente a mais votada entre os 36 candidatos, Ana Brandão foi vitoriosa em 5 das 20 subseções da seccional maranhense da Ordem. Segundo colocado, o empresário e advogado Flávio Costa se saiu vitorioso em três delas. Anna Graziella Neiva, outra das novidades na lista duodécima e quarta mais votada no quadro geral, foi a preferida em Caxias, Bacabal, Pedreiras e Timon.
A advogada menos votada que integra a lista duodécima, Alessandra Belfort, se saiu vitoriosa na subseção de Estreito e ficou em segundo lugar por apenas sete votos (549 a 542) em Imperatriz, onde Josineile Pedroza foi a mais votada – ela também se classificou para a próxima etapa.
Ana Letícia Figueiredo, que havia se classificado entre os 12 na primeira votação, ficou de fora da lista atual por conta da regra de cota racial implementada pela organização do processo eleitoral. Ela ficou em 6º lugar entre as mulheres, mas teve de ceder sua vaga à Alessandra.
Nesta quinta-feira (18), a OAB/MA realiza sabatina com os doze advogados que seguem na disputa e, então, o conselho da seccional escolhe os seis nomes a serem remetidos ao Tribunal de Justiça do Maranhão. Os critérios de gênero e raciais também serão aplicados nesta etapa.