Comissão para análise de indicações ao Quinto é instalada pelo TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, instituiu nesta quarta-feira (24) a comissão responsável por analisar individualmente as indicações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para ocupar uma vaga de desembargador na corte, em assento garantido pelo Quinto Constitucional.

O pleno do poder judiciário do estado será responsável por estabelecer a lista final, composta por três nomes, que será enviada ao governador Carlos Brandão nas próximas semanas. O governador selecionará um dos três nomes para se tornar o próximo membro da corte.

Na semana passada, o presidente da seccional maranhense da Ordem, Kaio Saraiva, fez a entrega simbólica dos nomes selecionados pela advocacia maranhense, após uma segunda votação tão tumultuada quanto a primeira, que fora anulada.

Os conselheiros da instituição indicaram Ana Brandão, Flávio Costa, Hugo Passos, Gabriel Costa, Lorena Saboya e Josineile Pedroza para a sequência do processo de escolha.

Não há dúvidas de que, se chegar à lista final, o indicado do governador será o advogado e empresário Flávio Costa, que trabalhou inclusive na campanha à reeleição de Brandão. Ele já é tratado como desembargador no entorno do Palácio dos Leões. No entanto, sua indicação pode enfrentar contestações em instâncias superiores da Justiça, devido à alegação de não possuir os dez anos de experiência exigidos para participar do Quinto Constitucional.

Deixe uma resposta