Ana Brandão é a preferida entre advogados para vaga de desembargadora pelo Quinto Constitucional

A advogada Ana Brandão aparece como favorita da maioria dos seus colegas para ocupar a vaga de desembargadora aberta pelo Quinto Constitucional. O dispositivo garante assento nos Tribunais de Justiça estaduais a um advogado de destaque.

Em levantamento realizado pelo Instituto Econométrica e divulgado pelo site Marrapá, neste sábado (22), ela foi citada como primeira escolha de 28,9% dos entrevistados. O segundo nome mais citado foi o do advogado e empresário Flávio Costa, com 16,4%. Gustavo Villas Boas aparece em terceiro lugar com 15%.

Em seguida, aparecem Diego Menezes (14,5%), Anna Graziella Neiva (14,1%) e Riod Ayoub (12%). Como a margem de erro é de 3,9%, há um empate técnico do segundo ao sexto lugares.

A lista dos 12 primeiros colocados é completada pelos advogados Hugo Passos (9,8%), Gilson Ramalho (9,1%), Valéria Lauande (8,8%), Ítalo Leite (8,8%), Santos Sobrinho (8,5%) e Gabriel Costa (8,1%).

Os 12 nomes que seguirão na disputa serão selecionados a partir da sequência de votação, por critérios de gênero e raça estabelecidos pela organização do processo eleitoral, e os 12 primeiros colocados na pesquisa não necessariamente estarão na lista que será remetida ao Conselho da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ana Brandão também é a candidata mais conhecida entre os entrevistados, tendo sido citada por 6,6% deles. A pesquisa também mostrou a preferência dos advogados por uma desembargadora mulher (19,8%) e com experiência (69,1%).

Ana Brandão lidera isoladamente em cinco das 17 subseções (São Luís, Bacabal, Presidente Dutra, Barra do Corda e Estreito). Em outras duas subseções (Santa Inês e Chapadinha), ela está empatada com outros candidatos. Em Balsas e Timon, seu nome aparece em segundo lugar na preferência dos entrevistados. Em Grajaú, Ana Brandão aparece na terceira colocação. Esta é a única subseção em que o segundo colocado geral, Flávio Costa, aparece na liderança.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de abril de 2023 e entrevistou 602 advogados aptos a votar na eleição para o Quinto Constitucional da OAB Maranhão, nas subseções de São Luís, Imperatriz, Caxias, Balsas, Bacabal, Presidente Dutra, Timon, Santa Inês, Açailândia, Codó, Pinheiro, Chapadinha, Pedreiras, Barra do Corda, Estreito, Grajaú e Barreirinhas. A margem de erro foi de 3,9% e o intervalo de confiança de 95%.

Deixe uma resposta