O Maranhão Atlético Clube conquistou neste domingo (26) seu 15º título de campeão estadual maranhense. O troféu da edição de 2023 veio após disputa de pênaltis, vencida pelo Bode Gregório por 5 a 4 contra o Moto Clube.
No tempo regulamentar, o destaque inicial ficou por conta da interrupção da partida. As fortes chuvas que caíram na capital ao longo da tarde provocaram a paralisação do jogo por mais de 25 minutos, ainda no primeiro tempo.
Os gols só vieram na segunda etapa. Aos 50 minutos, Leo Silva fez o gol em cobrança de falta, após vacilo da zaga maquiana. Quatro minutos mais tarde, a redenção do MAC: Após cobrança de escanteio, Rafael aproveitou a sobra na pequena área e marcou em chute a queima roupa em direção ao gol. 1 a 1 e disputa levada às penalidades máximas.
Nas cobranças normais, cada equipe desperdiçou uma das cinco penalidades. Na primeira sequência de cobranças alternadas, Rafael fez sua parte pelo MAC e Jonas desperdiçou a cobrança pelo Moto. Fim de jogo e vitória do Maranhão Atlético.
Com o título, o MAC garante calendário para o ano que vem, participando da Copa do Nordeste (fase de grupos), Copa do Brasil (fases iniciais) e Série D (caso não suba para a Série C). Já o Moto, mergulhado em espiral de crise dentro e fora de campo, chega ao seu quinto ano sem ganhar um título estadual. Nas últimas cinco temporadas, foram quatro vice-campeonatos e um terceiro lugar.