Fraudes no Auxílio Emergencial na mira da PF no Maranhão e 11 estados

A operação Apaetones, da Polícia Federal, cumpre mandados de busca e apreensão no Maranhão e em outros 11 estados na manhã desta terça-feira (7).

O objetivo é deter uma associação criminosa que, segundo estimativas, movimentou mais de 50 milhões de reais utilizando 10 mil benefícios fraudados durante a pandemia de COVID-19.

A investigação, iniciada em agosto de 2020 – com base em informação encaminhada pela Caixa Econômica Federal à Policia Federal em Brasília com dados sobre 91 benefícios de Auxílio Emergencial fraudados, no valor total de R$ 54.600 e desviados para duas contas bancárias de pessoa física e de pessoa jurídica residente/sediada em Indaiatuba (SP) –, foi instaurada na Delegacia de Polícia Federal em Campinas e revelou milhares de outras fraudes. 

A operação, que acontece também nos estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins, além do DF, é resultado de uma união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).

Integram a EIAFAE a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. 

Deixe uma resposta