Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datailha sobre as eleições municipais em São José de Ribamar foi suspensa após determinação da 47ª zona eleitoral do município.
Chama a atenção o CNPJ apontado como contratante da pesquisa: A.FARIAS MATOS COMERCIO LTDA. Esta é a razão social do “Varejão Quebra Galho”. O comércio funciona às margens da Avenida Panaquatira, na feira do bairro J. Câmara, em Ribamar. Questionamentos sobre qual interesse uma empresa do segmento teria em financiar uma pesquisa de intenções de votos logo foram levantados.
O comercial possui como proprietário Adilton Farias Matos e tem como atividade principal a comercialização de produtos alimentícios e atividade secundária a comercialização de material elétrico e materiais de construção.
Segundo a Justiça Eleitoral, o levantamento apresentava as seguintes ilegalidades: ausência de regularidade da representada perante o Conselho Fiscalizatório; irregularidade no plano amostral e irregularidades no questionário.
O pedido de suspensão foi feito em caráter de urgência, nesta terça-feira (16), e caso haja descumprimento da decisão será aplicada multa no valor de R$ 25.000,00 (vinte mil reais) e penalização dos responsáveis nos termos do art. 35, da Lei 9.504/97.