Confira todos os cenários da pesquisa realizada pelo Datailha em São Luís

O instituto Datailha lançou seu primeiro levantamento do ano eleitoral para a corrida à Prefeitura de São Luís no início da noite desta quinta-feira (1º). De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado com o maior número de candidatos, o prefeito Eduardo Braide (PSD) lidera com 39,7% da preferência dos entrevistados. Em segundo lugar está o deputado federal Duarte Júnior (PSB), com 20,6%.

Na terceira posição, encontramos o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior, com 10,1%. O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) surge em seguida, com 4,9%.

A lista é complementada pelos deputados estaduais Wellington do Curso (3,7%) e Yglésio Moyses (2,3%), além do ex-vereador Fábio Câmara (PDT – 1,5%).

Do total, 12,7% afirmaram não preferir nenhum dos candidatos, enquanto 4,6% não souberam ou não responderam.

Em um segundo cenário, com apenas quatro pré-candidatos, Braide lidera com 43,6% contra 21,4% de Duarte. Edivaldo alcança 11,6%, enquanto Neto obtém 7,5% da preferência dos entrevistados.

Nesse cenário, 12,9% disseram não preferir nenhum dos candidatos, enquanto 3,5% não souberam ou não responderam.

Em um terceiro cenário, com apenas três candidatos, Braide atinge 47,7% contra 22,7% de Duarte. Edivaldo registra 12,9%.

Dentre os entrevistados, 13,2% afirmaram não preferir nenhum dos candidatos, enquanto 3,6% não souberam ou não responderam.

O Datailha testou três cenários de segundo turno, todos com a presença de Eduardo Braide. Nas três simulações, o atual prefeito lidera a disputa.

Contra Duarte Júnior, Braide obteve 53,8% da preferência dos entrevistados, em comparação com 27,9% do deputado federal. Um total de 14,8% não escolheu nenhum deles, enquanto 3,6% não souberam responder ou não responderam.

Em uma confrontação direta com Edivaldo Holanda Júnior, Braide alcançou 58,3% das intenções de voto, em comparação com 21,6% do ex-prefeito. Um total de 16,9% não optou por nenhum deles, enquanto 3,3% não souberam responder ou não responderam.

Por fim, diante de Neto Evangelista, Braide atingiu 58,8% da preferência dos entrevistados, contra 19,5% do deputado estadual. Um total de 17,7% não escolheu nenhum deles, enquanto 3,9% não souberam responder ou não responderam.

O instituto mediu, ainda, a rejeição aos pré-candidatos, a aprovação pessoal e da gestão de Braide e apresentou os resultados da pesquisa espontânea. (quadros abaixo)

O Datailha realizou 1.066 entrevistas, em 43 bairros de São Luís, entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2024. A margem de erro é de 3% com intervalo de confiança de 95%.  

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MA-04782/2024 e foi contratada pela própria empresa. 

Confira o estudo abaixo:

  

Deixe uma resposta