Pesquisa sob medida é colete-salva vidas para projeto de Brandão

Uma nova rodada de pesquisas realizada pelo instituto Escutec, controlado pelo empresário e ex-presidiário Fernando Júnior e ligado ao Grupo Mirante, trouxe o resultado que já se desenhava: o governador-tampão Carlos Brandão (PSB) aparece na dianteira em todos os cenários analisados que incluem seu nome.

O levantamento é o único dos principais institutos conhecidos que realizam pesquisas eleitorais que se arrisca a apontar a liderança do licenciado inquilino temporário do Palácio dos Leões. Na pesquisa anterior, no mês de maio, o resultado era de 24% (para Carlos Brandão) a 20% (para Weverton). Agora, 27% (Brandão) a 23% (Weverton).

Lahesio Bonfim (PSC – 15%), Edivaldo Holanda Júnior (PSD – 11%), Simplicio Araújo (SDD – 3%), Hertz Dias (PSTU) e Enilton Rodrigues (PSOL), com 1% cada, completam a fila. 8% dos 2 mil entrevistados disseram votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos apresentados, e 11% não sabem, ou não responderam.

Cabe lembrar que o levantamento anterior foi embargado pelo próprio instituto, após barrigada de blogueiros ligados ao Palácio dos Leões, que comemoraram os resultados da pesquisa antes mesmo dela ser divulgada. O instituto é conhecido, ainda, por errar diversos apontamentos em eleições anteriores.

Definitivamente, não dá para dar ouvidos ao Escutec…

No atual cenário, com o afastamento de Carlos Brandão há quase um mês, entre cirurgia e pós-operatório misteriosos, a pesquisa parece servir, também, para levantar o ânimo da tropa brandonista, em momento que a pré-candidatura parece querer subir no telhado. Tempo ao tempo.

Em tempo: a pesquisa foi realizada em 70 municípios do Maranhão, entre os dias 11 e 16 de junho, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-05721/2022. O nível de confiança é de 95%.

Deixe uma resposta