Após palestra “Educando com o c*”, UFMA diz que tomará “providências cabíveis”

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou, por meio de uma nota oficial, que está investigando um episódio ocorrido durante a mesa-redonda “Dissidências de gênero e sexualidades”, promovida na quarta-feira (17) pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP).

No evento, a historiadora Tertuliana Lustosa, uma das palestrantes convidadas, apresentou uma de suas músicas, que gerou controvérsia após o vídeo viralizar nas redes sociais, sendo considerada inadequada para o ambiente acadêmico.

“A UFMA informa que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis, após o compromisso de ouvir todas as partes, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente. Ressalta-se, por fim, que todos os esforços da Universidade visam à construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e plural, em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade”, diz a nota divulgada pela instituição.

A música, de teor erótico, traz versos como “educando com o c*” e foi acompanhada de uma coreografia em que a palestrante dançou sobre uma cadeira, expondo as nádegas, o que gerou reações na comunidade acadêmica e nas redes sociais.

Deixe uma resposta