A prefeita Vanessa Maia (PDT), da cidade de Pedreiras, contratou uma empresa privada para manutenção da iluminação pública do município no valor de R$ 5.438.843,25 (Cinco milhões, quatrocentos e trinta e oito mil, oitocentos e quarenta e três reais e vinte e cinco centavos). De acordo com o contrato 20220578/2022, a equipe contempla profissionais como engenheiro elétrico, eletricista, eletrotécnico, auxiliar eletricista, motoristas, além de lâmpadas, material elétrico em abundância e até postes de concreto. Veículos como um caminhão e uma caminhonete também integram o contrato celebrado.
A realidade da iluminação pública em Pedreiras, no entanto, não condiz com a descrição do que foi licitado e está documentado no projeto básico e no contrato com a empresa de iluminação pública que nunca foi vista na cidade, principalmente durante a noite, pois a maioria das ruas está completamente às escuras, tanto na sede quanto na zona rural.
Em Pedreiras, quando uma reclamação sobre iluminação pública toma maiores proporções, quem faz a troca de lâmpadas queimadas ou realiza reparos é algum funcionário da prefeitura, utilizando veículos da administração municipal, e não a bordo da caminhonete e do caminhão contratados, ou pelos engenheiros e eletricistas devidamente fardados e com equipamento de proteção individual da empresa que venceu a licitação.
A vencedora do certamente deveria manter, ainda, um endereço fixo na cidade durante o período do contrato e colocar os veículos, equipamentos, lâmpadas, fios e cabos e os funcionários comandados pelo engenheiro elétrico, devidamente fardados, 24 horas à disposição da população. O que não acontece até hoje.
A atual situação da iluminação pública de Pedreiras só tem agradado à marginalidade, pois a escuridão das ruas contribui para o grande aumento do número de assaltos, ataques e outros crimes na cidade.