Lula indica Dino ao Supremo

Nesta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal por meio das redes sociais. Agora, o Senado deverá aprovar o nome do atual ministro da Justiça e Segurança Pública para que ele assuma efetivamente a vaga deixada por Rosa Weber.

Caso sua nomeação seja confirmada no STF, Dino precisará renunciar ao mandato de senador, ao qual foi eleito no ano passado. Com isso, Ana Paula Lobato (PSB) se tornará Senadora da República de forma oficial. Ela exerce o mandato na condição de suplente desde 1º de fevereiro.

A saída de Dino da Esplanada petista também pode resultar no desmembramento da atual estrutura da pasta que ele lidera, com a possível recriação do Ministério da Segurança Pública.

Localmente, as movimentações políticas devem ser intensas na divisão do legado dinista. Sem mandato e com suas atividades restritas pela natureza estritamente jurídica do Supremo, Dino não terá espaço para atuar politicamente no Maranhão.

A expectativa é que o Senado Federal analise a indicação de Flávio Dino ainda neste ano, antes do recesso que se inicia em 23 de dezembro.

Deixe uma resposta