Na noite de quinta-feira (13), a jornalista Eliane Cantanhede afirmou que o deputado federal André Fufuca (PP-MA) entrará para a Esplanada dos Ministérios de Luiz Inácio Lula da Silva. O bom relacionamento e a ligação do futuro ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome com o colega de Esplanada, Flávio Dino (PSB), pesaram a favor da aceitação do nome do parlamentar maranhense pelo petista, por indicação do Progressistas.
Apesar de a primeira-dama Rosângela da Silva ter defendido explicitamente Wellington Dias na última sexta-feira (7), durante reunião com o atual titular da pasta e a equipe ministerial, o senador piauiense deve mesmo abrir espaço para Fufuquinha.
Lula teria informado aos líderes do PT, PSB e PCdoB que os partidos perderão uma cadeira cada um para acomodar os partidos do Centrão.
O União Brasil já assegurou sua permanência no Turismo, com a indicação de Celso Sabino (União-PA) no lugar de Daniela Carneiro (RJ) – que está de malas prontas para o Republicanos, partido que entrará no governo, juntamente com o deputado federal Silvio Costa Filho (PE).