Na noite da última quarta-feira (3), o ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, anunciou seu retorno ao posto de secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A decisão veio após a confirmação do general Marcos Amaro como o novo chefe do GSI.
Cappelli assumiu interinamente o comando do GSI em abril deste ano, após o ministro Gonçalves Dias pedir demissão por pressão pública. Imagens divulgadas pela CNN Brasil mostraram Dias no Palácio do Planalto no momento em que o prédio foi invadido por manifestantes golpistas em janeiro. Anteriormente, Cappelli havia assumido o posto de interventor federal da Segurança Pública do DF, logo após os eventos ocorridos em 8 de janeiro.
A escolha de Amaro para o GSI foi oficializada em uma reunião com o presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Amaro é experiente em segurança presidencial, tendo sido responsável pela guarda da ex-presidente Dilma Rousseff, além de ter comandado a Casa Militar durante o governo da petista.
Missão cumprida. Agradeço mais uma vez ao presidente @LulaOficial e ao ministro @FlavioDino pela confiança. Retorno ao meu posto no @JusticaGovBR . Obrigado pelas milhares de mensagens de apoio. Sempre pronto para servir ao Brasil. pic.twitter.com/ttlacOElrL
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) May 3, 2023