Alema celebra 90 anos de Jackson Lago em Sessão Solene

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (28), uma sessão solene para homenagear os 90 anos de nascimento do ex-governador Jackson Lago, com a entrega, in memoriam, da Medalha Manuel Beckman. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB), que destacou o legado político e popular de Jackson Lago, falecido em 2011, aos 76 anos.

Presidida pelos deputados Neto Evangelista (União Brasil) e Rodrigo Lago, a solenidade contou com a presença de parlamentares, como Fernando Braide (PSD) e Carlos Lula (PSB), além de Sebastião Madeira, chefe da Casa Civil, representando o governador Carlos Brandão.

Rodrigo Lago ressaltou a trajetória de Jackson como líder municipalista e defensor do povo. “Foi prefeito de São Luís por vários mandatos e, ao realizar o sonho de governar o Maranhão, viu seu mandato ser interrompido prematuramente por um processo judicial contestável e posteriormente declarado inconstitucional”, afirmou.

Clay Lago, viúva do ex-governador, destacou o compromisso de Jackson com o municipalismo e a participação popular. “Ele lutou a vida inteira pelo que acreditava e deixou um grande legado, não só para o Maranhão, mas para o Brasil”, declarou emocionada.

A solenidade reuniu familiares, como os irmãos Wagner, Aderson e Nonato Lago, e a filha, Ludmila Lago, além de admiradores e lideranças do PDT, partido ao qual Jackson Lago foi filiado durante toda sua carreira política. Médico e político, Jackson foi prefeito de São Luís por três mandatos e governador do Maranhão de 2007 a 2009, período marcado por projetos populares e controvérsias políticas, incluindo sua cassação pelo TSE.

Deixe uma resposta