O lote de cinco unidades de ônibus urbanos adquiridos pela Viação Estrela, comprados para substituir veículos mais antigos da frota do sistema de transportes de São Luís, já está em solo maranhense. Os veículos foram flagrados no final de semana na região do município de Alto Alegre do Maranhão.
Com chegada à capital maranhense nos próximos dias, eles devem ficar na garagem da empresa, na área Itaqui-Bacanga, até que seja marcada a vistoria no pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), responsável por autorizar a circulação dos veículos, após avaliar a conformidade com a licitação em vigor para o sistema urbano de São Luís.
Um dos itens da licitação, válida desde o ano de 2016, foi flagrantemente desrespeitado. A licitação do sistema urbano de transporte coletivo de São Luís prevê que os ônibus novos adquiridos e postos em circulação a partir de sua entrada em vigor, em 2016, devem ser dotados de equipamento de ar-condicionado. Pela mesma normativa, a pintura destes deve ser diferenciada dos veículos convencionais, sem ar-condicionado, utilizando a cor amarelo citrus.
Além dos veículos que estão prestes a chegar a São Luís não contarem com ar-condicionado, estão pintados com a cor que deveria ser exclusiva dos carros com o aparelho. Eles chegarão para substituir veículos do ano de 2011, que devem sair de circulação até dezembro deste ano, de acordo com a licitação em vigor.
A mesma que prevê que eles deveriam ser substituídos por ônibus 0 km e dotados de refrigeração. Não é o que se vê no lote que será submetido à inspeção pela SMTT, responsável por barrar mais esse absurdo ou liberar, como o titular da pasta costuma fazer com os carrões dos amigos.