O prefeito Eduardo Braide (PSD) está sendo alvo de inúmeras críticas após o lançamento do novo sistema de bilhetagem eletrônica pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, na última segunda-feira (17).
Os usuários argumentam que o prefeito parece mais preocupado em aumentar as formas de cobrança do que em renovar a frota de ônibus da cidade.
A falta de conforto aos passageiros, a insegurança a bordo dos coletivos e a demora a qual quem precisa se deslocar de transporte público pela cidade é submetido são outros pontos das críticas feitas por quem utiliza os ônibus de São Luís diariamente. Braide e o titular da SMTT, Diego Rodrigues, parecem mais preocupados com a arrecadação das empresas a qualquer custo.
O novo sistema exigirá a troca dos atuais cartões de passagem, que se tornam pessoais e intransferíveis. Na prática, o vale-transporte recebido por um trabalhador só poderá ser utilizado pelo titular do cartão, como já é praxe nos bilhetes emitidos para estudantes e idosos, sob pena de bloqueio imediato.
Além disso, os créditos dos cartões antigos não poderão ser transferidos para os novos, ficando o saldo restante – se houver – para rateio entre as empresas, após o encerramento do período de transição entre os sistemas.
A implementação do novo sistema de bilhetagem eletrônica deve se dar até o final do semestre.