O prefeito Eduardo Braide (PSD), tentando mostrar serviço às vésperas do ano eleitoral, não se importa em utilizar de narrativas que só encontram coro na rede social, mesmo que distorçam a realidade.
Nesta sexta-feira (8), aniversário de 411 anos da capital maranhense, Braide tirou de circulação algumas dezenas de ônibus para compor cenário a vídeos e fotos que estão sendo amplamente divulgada nas redes do prefeito e da Prefeitura de São Luís.
Só que, ao contrário do que é dito pelos canais oficiais, a maioria dos 68 ônibus – ou 71, já que nem eles mesmo se acertam sobre a quantidade – apresentados como “novos” circulam pelas ruas de São Luís há pelo menos seis meses. Alguns deles já foram mostrados pelo próprio prefeito tempos atrás.
Vejamos um dos carros mostrados em vídeo: o 300.274, da Viper Transportes (Consórcio Upaon Açu). A inscrição na lateral do ônibus informa que ele está em operação desde março deste ano. Há registros dele nas ruas desde o mês de maio, conforme abaixo:




Um dos vídeos feitos durante a solenidade mostra veículos datados de maio e junho também apresentados como se estivessem sendo inseridos ao sistema urbano de São Luís somente na data de hoje. (confira no vídeo abaixo)
Além dos carros com quase um ano de circulação, o prefeito também exibiu os veículos alugados pelo Consórcio Via SL junto à locadora Vamos Locação – como você viu em Verdade 98.
Junte isso ao fato de que todos estão rodando há meses pela cidade sem o devido emplacamento, e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) faz vistas grossas para a situação.