Eleito matematicamente às 19h56 deste domingo (30/10), Lula já festeja a vitória pensando na formação da Esplanada dos Ministérios, a partir de 1º de janeiro de 2023.
São grandes as possibilidades de dois dos três senadores maranhenses licenciarem de seus cargos para ocupar pastas no novo governo petista.
O nome mais cotado é o de Flávio Dino (PSB). A cadeira da Justiça estaria reservada a ele desde antes do período eleitoral. Após as vitórias políticas que obteve no pleito deste ano, a ocupação de uma das vagas ministeriais parece questão de tempo.
Eliziane Gama (Cidadania) se envolveu diretamente na campanha vitoriosa de Lula no segundo turno. Foi dela a concepção da carta aos evangélicos que levou Lula a estreitar laços com esta parcela significativa da sociedade, majoritariamente ligada ao ainda presidente Jair Bolsonaro (PL). A pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos – caso seja mantida – e a da Cidadania são as mais cotadas para a maranhense.
O senador Weverton Rocha (PDT) também se coloca em condições de pleitear um espaço para chamar de seu no primeiro escalão lulista. Principal nome de seu partido na atualidade, o pedetista pode ocupar tranquilamente o Ministério do Trabalho. Nos governos anteriores de Lula, o PDT fora contemplado com a pasta. Vale lembrar que, neste segundo turno, a legenda marchou com o petista, e foi fundamental para agregar preciosos votos para a garantia de sua vitória.