Delegados da Polícia Civil querem participar de escolha para Segurança Pública

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (ADEPOL/MA) está “na bronca” com o governo de Carlos Brandão (PSB). Eles querem ser ouvidos antes da definição do nome que ocupará a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado.

Em uma nota pública, nesta segunda-feira (6), a Associação informou o envio de um ofício ao governador, afirmando entender que “todas as forças de segurança possuem nomes com gabarito para serem gestores dessa difícil missão que é coordenar a segurança pública no Estado”.

Apesar disso, o texto traz uma crítica ao que foi classificado pela entidade como “processo de alijamento institucional” da Polícia Civil nas discussões de interesse da segurança pública no estado.

Segundo a ADEPOL/MA, isso é perceptível e constrangedor, diferindo de outros entes federados onde a Polícia Civil tem assumido protagonismo, inclusive com a criação de secretarias específicas.

Confira, abaixo, a íntegra da nota divulgada pela ADEPOL/MA:

Em ofício enviado ao Exm Gov Carlos Brandão  a Associação dos Delegados propõe uma discussão com a diretoria da entidade com objetivo de se chegar a um nome com expertise necessária para o desempenho do cargo, mas sobretudo um profissional disposto a somar e reconstruir a Polícia Civil hoje em completo quadro de abandono.

A ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA informa que não há objeção a nomes, entendemos que todas as forças de segurança possuam nomes com gabarito para serem gestores dessa dificil missão que é coordenar a segurança pública no Estado.

Não obstante, tem sido perceptível e constrangedor o processo de alijamento institucional da Polícia Civil nas discussões de interesse da segurança pública no Estado do Maranhão, algo que difere de outros entes federados, onde a Policia Civil tem assumido protagonismo até mesmo com a criação de secretarias específicas.

É preciso frisar que a Polícia Civil no exercício de suas funções constitucionais, exercita suas funções de forma absolutamente técnica, não adentrando em questões outras.

Nesse prisma, entendemos que o nome eleito para desempenho do cargo de Secretário de Segurança do Estado do Maranhão ganha relevo na atividade de estabelecimento de políticas, coordenação e integração do sistema de segurança pública, devendo haver absoluto respeito às competências de cada órgão vinculado, restando imperativo a manutenção do equilíbrio entre todas as forças dentro desse sistema, considerando as expertises, vicissitudes e expectativas de cada instituição, como condição básica para a manutenção do círculo virtuoso na politica de segurança neste Estado.

Deixe uma resposta