O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou, nesta quinta-feira (17/11), a concessão da gratuidade no transporte semiurbano da Grande Ilha de São Luís e da região de Imperatriz, no próximo domingo (20/11), na data em que estudantes de todo o estado farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Segundo o governador, o benefício será concedido por meio do cartão de estudante, utilizado por estes para a garantia da “meia-passagem” nos coletivos. A regulamentação será feita e divulgada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), responsável pela operacionalização do Sistema Metropolitano.
O anúncio veio após uma saraivada de críticas nas redes sociais, inclusive de aliados, pela não concessão do benefício no último domingo (13/11), data em que foi realizada a primeira etapa das provas.
Capitais como Belo Horizonte, Belém, Boa Vista, Fortaleza, entre outras, concederam o “passe livre” aos estudantes desde o início do processo.
Atenção! Autorizei a gratuidade no transporte semiurbano na região metropolitana de São Luís e de Imperatriz, neste domingo (20), para os estudantes que farão o Enem. O benefício será concedido no cartão de estudante. A regulamentação será feita e divulgada pela MOB.
— Carlos Brandão 🇧🇷 (@carlosbrandaoma) November 17, 2022