Nem disfarçam: TV Mirante é afiliada Globo ou puxadinho do Palácio dos Leões?

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) divulgou em suas redes sociais, e fez circular por seus asseclas nos grupos de WhatsApp, um card divulgando participação de destaque na edição deste domingo (17/04) do “Mirante Rural”, exibido logo nas primeiras horas da manhã pela afiliada da TV Globo.

A peça suscita a pergunta da nota: seria realmente a TV Mirante, controlada pela família Sarney, uma representante da quarta maior emissora do planeta ou apenas um puxadinho do Palácio situado à Praça D.Pedro II, em São Luís, e que por cinco décadas foi ocupado pelos mesmos Sarneys, de José a Roseana, passando por seus cupinchas e apaniguados – alguns deles de volta, agora, com o governador-tampão Carlos Brandão?

Se não vejamos:

As relações entre a emissora da Ilhinha e o Governo do Maranhão foram rompidas em 2014, quando Flávio Dino se tornou o inquilino de turno do Palácio dos Leões. Claro, era fundamental que isso acontecesse para dar sentido a todo o discurso “antisarneysista” que o levou ao triunfo eleitoral.

No entanto, após quatro anos a pão e água, a TV Mirante voltou a contar com a simpatia institucional do Governo do Estado. Óbvio, seria peça importante para o projeto de poder dinista, que precisava reeleger-se. Deu certo.

De volta às boas, a TV Mirante viu sua programação ser novamente recheada com as propagandas estatais e foi além, abrindo generosos espaços em seus telejornais, programas esportivos e de entretenimento e, até mesmo, em premiações, para bajular o Rei e seu pupilo, o agora governador-tampão.

É ridículo o papel que a emissora e o Grupo – via rádios e portal de internet – se prestam, de total subserviência. Indo até mesmo ao ponto de excluir matérias que sejam sensíveis aos poderosos. Que vergonha.

Deixe uma resposta