Depois de passar quase uma década vivendo uma vida de luxo em São Luís, Suely reapareceu em Matões, em meio a uma crise política que abalou seu grupo de oposição.
A principal motivação de sua volta deve ser o péssimo desempenho político de Gabriel. Segundo os últimos levantamentos, Gabriel viu sua popularidade cair drasticamente, provocando alarme entre seus apoiadores. A ex-prefeita, que não era vista na cidade há oito anos, tenta desesperadamente “estancar a sangria” que ameaça o grupo.
No último levantamento, divulgado por Rubens Pereira, Suely apareceu com apenas 0,3% de intenção de voto. Em uma tentativa de reverter o cenário, Suely agora busca reaproximar-se de Matões. Durante sua gestão, a cidade sofreu atrasos constantes no pagamento dos salários dos servidores municipais e uma das maiores crises na educação básica. O escândalo que marcou sua administração chegou a ganhar repercussão nacional, com o município sendo exposto na mídia.
A volta da ex-prefeita ocorre em um momento difícil, enquanto o candidato da oposição está em queda, Nonatinho, candidato apoiado pelo atual prefeito Ferdinando Coutinho segue forte para ocupar a cadeira da prefeitura de Matões.