Josimar protagoniza importante movimentação no xadrez político

O ainda pré-candidato ao Governo do Maranhão, Josimar de Maranhãozinho (PL), anuncia nesta segunda-feira (23), na live semanal que realiza, qual caminho tomará para as eleições de outubro próximo.

Três possibilidades estão à mesa, após intensas reuniões: a adesão à pré-candidatura do senador Weverton (PDT), o apoio ao projeto de reeleição do governador-tampão Carlos Brandão (ex-PSDB) ou o menos provável, a manutenção de seu próprio projeto de ocupar o Palácio dos Leões a partir de janeiro de 2023.

A primeira é vista como a hipótese mais provável. Josimar, que deve disputar um novo mandato como deputado federal, tem maior afinidade política com o senador Weverton. Além disso, a maioria dos prefeitos, deputados, pré-candidatos e lideranças sob o comando do “Moral da BR”, possuem simpatia ao pré-candidato pedetista.

A segunda é menos provável, mas não pode ser descartada. Afinal, somente na última semana, até mesmo os irmãos Brandão foram a campo para tentar trazer Maranhãozinho e os seus para a nau palaciana, com propostas sedutoras e chantagens pesadas. No entanto, o modo como Josimar fora tratado nos anos de chumbo do governo dino-brandonista pesa contra a aliança.

A terceira está praticamente descartada, já que o parlamentar se tornou alvo tanto de Flávio Dino e companhia, quanto do presidente e, atualmente, colega de partido, Jair Bolsonaro. O desembarque do projeto dinista e o controle do PL no Maranhão, respectivamente, provocaram uma verdadeira devassa na vida pública de Josimar, com direito a descabida espetacularização. Por conta disso, sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão é considerada inviável.

Às 20h, a fumaça branca anunciará o resultado do “conclave” convocado por Josimar de Maranhãozinho e realizado desde a última sexta-feira (20). Aguardemos.

Deixe uma resposta