Nem tudo foi festa na cidade de Colinas, no sertão maranhense, neste domingo (10), passagem do aniversário de 131 anos do município. Profissionais da educação se reuniram para receber o governador Carlos Brandão e sua comitiva, reivindicando o aumento de seus salários conforme determina o piso salarial da categoria – o reajuste definido é de 33,24%.

O levante ocorreu de forma pacífica e até mesmo bem-humorada. Os professores utilizaram carros de som, que tocavam (ironicamente) a canção institucional da gestão estadual (“Esse é o novo Maranhão”), além de cartazes e palavras de ordem.
Fotos e vídeos dos protestos correram as redes sociais e mostram que houve até mesmo uma tentativa de cerceamento das manifestações, por parte de policiais, seguranças particulares e simpatizantes brandonistas.
Manifestações do tipo se tornaram comuns em eventos oficiais do Governo do Maranhão, ainda no final da gestão do agora ex-governador Flávio Dino e refletem o verdadeiro descaso com o qual profissionais tão importantes para toda a sociedade são tratados.