Prefeito Eduardo Braide negligencia cuidadores escolares e relato de servidora causa indignação

O desabafo emocionado de uma servidora pública que abandonou o cargo de cuidadora escolar na rede municipal de São Luís revela a maneira como o prefeito Eduardo Braide tem lidado com a educação desde o início de seu mandato.

A servidora, convocada em 2019, afirma que desde o primeiro momento percebeu que não receberia nenhum tipo de apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Luís para desempenhar suas atividades. Ela não recebeu treinamento, equipamentos de proteção individual ou qualquer tipo de orientação prévia. “Posso dizer que fui jogada na escola, simplesmente”, declara a ex-cuidadora, ressaltando que a escola para a qual foi designada ficava muito distante de sua residência.

Após o período da pandemia, quando as escolas retomaram as aulas presenciais, ela conseguiu transferência para uma unidade de ensino mais próxima de casa. No entanto, os problemas persistiram. Ela relata casos de negligência com a higiene dos alunos, sem fornecimento de equipamentos de proteção, além de agressões sofridas por parte dos estudantes. A cuidadora também afirma ter desenvolvido uma hérnia de disco devido ao constante transporte de alunos.

Desiludida, a servidora solicitou uma licença não remunerada e afastou-se temporariamente do cargo nos últimos meses, até tomar a decisão de pedir demissão de forma definitiva. “Serei uma desertora nessa batalha, mas espero que meus estimados colegas consigam vencê-la um dia”, concluiu.

A categoria dos cuidadores escolares está entre as que foram excluídas da proposta do prefeito Eduardo Braide durante a polêmica que envolveu o reajuste de 8,2% nos salários do funcionalismo público de São Luís. De acordo com o projeto do executivo, apenas carreiras com salários mais altos seriam contempladas. Com a inclusão de categorias menos privilegiadas pela Câmara Municipal de São Luís, o gestor optou por adiar o aumento, que deveria ter sido pago no último mês de maio.

Deixe uma resposta