Agricultura familiar passa a responder por metade da alimentação escolar de Paço do Lumiar

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), de Paço do Lumiar, segue investindo e potencializando a agricultura familiar do município.

Prova disso é a elevação da porcentagem de alimentos fornecidos pelo setor para a composição da alimentação escolar municipal, saindo dos atuais 45% para 50%. O anúncio foi feito na última terça-feira (28).

Cerca de 200 produtores luminenses são beneficiados atualmente pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio do qual os municípios brasileiros compram os alimentos servidos aos estudantes das escolas públicas. Pela lei 11.947, no mínimo 30% dessas compras devem ser feitas diretamente das mãos de pequenos e médios produtores.

Além de fornecer alimentos de qualidade nutricional e boa procedência para as escolas, o PNAE ajuda a fortalecer a agricultura familiar de Paço do Lumiar, garantindo a comercialização segura dos produtos plantados pelos pequenos agricultores. O secretário adjunto de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paço, Genilson Sousa Ramos, reforça que o incentivo à participação dos pequenos agricultores em programas como o PNAE amplia o potencial do município e gera renda de forma sustentável para as famílias.

O período de adesão ao programa começou em janeiro e foi prorrogado até o início de março para que o município possa atingir a meta de cadastrar 200 agricultores na nova edição do Alimenta Brasil. Até agora, 134 pequenos agricultores fizeram o cadastro. Após a etapa de cadastro, a SEMAPA fará a vistoria da propriedade dos produtores inscritos e a situação das entidades sociais que receberão a doação dos alimentos.

Deixe uma resposta