Quando o assunto é transparência nos gastos públicos, São Luís é uma das capitais brasileiras que mais deixam a desejar. No último Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, divulgado pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), a cidade ficou em 23º entre 26 capitais brasileiras. Brasília não foi incluída no estudo.
A capital maranhense obteve nota D na avaliação das informações contábeis e fiscais fornecidas ao Tesouro Nacional, em uma escala que vai de A a E.
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi – Ranking Siconfi – é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional – STN – cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.
A finalidade dessa publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.