A capital maranhense, São Luís, celebra os 25 anos do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, nesta terça-feira (06/12).
Tal honraria foi concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), em 6 de dezembro de 1997.
O conjunto arquitetônico do Centro Histórico possui 410 anos de história e, além de ser composto por casarões seculares, revestidos por azulejos portugueses, reúne um acervo com mais de mil prédios construídos entre os séculos XVIII e XIX, que são tombados pelo patrimônio federal.
A capital colonizada por portugueses nasceu moderna, já que sua planta foi desenhada no século XVII e inspirada pelo urbanismo espanhol, que, à época, tinha Portugal sob domínio. As peculiaridades como traçados lineares nas ruas, com desenhos geométricos, quadras bem desenhadas, garantiram a São Luís, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.
Um ano antes da concessão do título, em 1996, especialistas enviados pela UNESCO vieram a São Luís de surpresa para fazer uma inspeção sigilosa. O grupo de avaliadores pediu que nenhuma informação sobre a visita fosse divulgada, para que não houvesse pressões.
Após uma série de avaliações, o título foi concedido a São Luís.